Peças importantíssimas do design estão inseridas no nosso dia a dia.
Um exemplo é a Polyprop, criada em 1962 por Robin Day, foi a primeira cadeira com uma unica peça no assento realizado em Polipropileno injetado. Vemos muitas peças destas espalhadas pelos mais diversos locais.
Esta cadeira foi uma revolução nos processos industriais.

Um outro bom exemplo de como o design esta inserido em nosso cotidiano, são as cadeiras de Thonet(Michael Thonet). Com certeza em algum momento da sua vida você já sentou em uma. O modelo nº 14, é feita até hoje usando o método revolucionário de dobrar madeira sólida.
A cadeira criada em 1859 é ainda uma das mais vendidas no mundo todo.

Claro que quando falamos em design, não nos deparamos só com desenhos simples ou que serviram para a evolução da indústria. Existem também os exemplares extremamente ousados que encantam os olhos, mesmo que não sejam tão agradáveis às carteiras.
Aqui no blog mesmo, numa postagem anterior temos o modelo Red & Blue de Ritveld que têm um custo alto e agrada a estilos mais requintados.
Outro bom exemplo de alto design,, de custo elevado e gosto apurado é a COCONUT.
O modelo concebido por George Nelson é inspirado(como o próprio nome diz) numa feta de côco. Peça de design finíssimo e muito moderna, é de extremo conforto. Eu gosto muito desta peça em particular e tive a sorte de poder incluir em um projeto meu.
E por fim, umas das peças que eu mais gosto, têm valor médio e um design orgânico que dificilmente não agrada.
Panton Chair c. 1959-60
Esta cadeira é um outro exemplo da preocupação dos designers em criar peças que pudessem ser feitas em grande escala com preço reduzidos. Ela foi pensada inclusive para facilitar a vida das pessoas e diminuir espaços, embora hoje em dia ninguém tenha coragem de empilhar uma cadeira destas :/ Foi a primeira peça de mobiliário da história a ser feito em uma única peça.
É isso!!!

Muito interessante esse post! Engraçado que pensava exatamente como falou.
ResponderExcluirAdoreiii a cadeira vermelhaa!! rsrsrs